| Registrar-se
Home
Quantos Evangélicos há no Brasil?
Brasil

Clique aqui para fazer  download da apresentação completa em Powerpoint  ppt (483 KB)
Nota: No Powerpoint vá em "Exibir/Anotações" para ler o roteiro dos slides.

Fonte: IBGE
Análise e Gráficos: SEPAL Pesquisas


Fontes de Dados: O IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, é uma fonte confiável de dados sobre a população evangélica devido às suas boas pesquisas. Durante a década de 90, importantes estudos acadêmicos e sociológicos que confirmam a validade dos dados do IBGE, foram publicados pelo ISER, Instituto de Estudos da Religião, do Rio de Janeiro e pelo Departamento de Sociologia da USP em São Paulo.

Temos que reconhecer que os dados do Censo não respondem a todas as perguntas. Por exemplo, quais grupos étnicos já foram alcançados com o Evangelho e quais não? Quantas igrejas locais já foram implantadas e onde se localizam?  Porém, enquanto a Igreja brasileira se organiza para fazer sua própria pesquisa, muitas conclusões e observações podem ser feitas com base nos dados já existentes que ajudam a estabelecer alvos e planejar o trabalho na obra de alcançar o nosso Brasil com o Evangelho de Jesus Cristo.

Nos últimos anos, a Sepal Pesquisas e o Projeto Brasil 2010 levantaram informações em algumas cidades brasileiras. Visite o site www.brasil2010.org para ler os relatórios.

As informações a seguir foram baseadas nos dados do IBGE dos Censos de 1980, 1991 e 2000. Para pesquisar pessoalmente os dados sobre os grupos religiosos do Brasil, você pode visitar a página do IBGE na Internet (www.sidra.ibge.gov.br).

O Crescimento da Igreja Evangélica no Brasil:

 

Agradecemos a Deus pelo extraordinário crescimento que Ele tem dado à Igreja Evangélica no Brasil! A Igreja cresceu mais que o dobro do ritmo da população durante mais de 20 anos. De 1970 até 1980 a Igreja cresceu 5,06% ao ano enquanto a população cresceu 2,48% ao ano. De 1980 a 1991, este crescimento continuou numa taxa semelhante, apesar do crescimento da população diminuir um pouco (5,18% ao ano - Igreja e 1,93% ao ano - população). De 1991 a 2000, a diferença entre o crescimento da população e o crescimento dos evangélicos aumentou; o crescimento dos evangélicos chegou a superar em quatro vezes o crescimento da população do país (7,43% ao ano - Igreja e 1,63% ao ano – população).

Este gráfico mostra o crescimento dos evangélicos e da população no Brasil de 1980 a 1991 e de 1991 a 2000. Como pode perceber, existem variações regionais, mas o país como um todo tem mostrado pouca mudança no seu ritmo de crescimento durante este longo período. Também pode ser notado que o ritmo de crescimento da Igreja aumentou em todas as regiões.

 

 

 

O Tamanho da Igreja Evangélica Brasileira:

Então quantos evangélicos temos no Brasil? Em 1970, o Censo constatou uma população evangélica de 4,8 milhões; em 1980 foi de 7,9 milhões; em 1991 foi de 13,7 milhões; e em 2000 foi de 26,1 milhões. Este gráfico mostra que, se o crescimento constatado entre 1991 e 2000 continuar, a população evangélica brasileira chegará a aproximadamente 55 milhões no ano 2010.

E se o crescimento continuar neste ritmo, a igreja evangélica do Brasil alcançará 50% da população no ano 2022.


Este mapa mostra a taxa de crescimento anual dos evangélicos obtida nos Censos de 1991 e 2000, em cada estado do país. O Estado de Roraima tem a taxa de crescimento (TCA) maior do que qualquer outro estado, 13,41%.  O Rio Grande do Sul se destaca como o estado com a menor taxa de crescimento (TCA) do país, 3,15%.

Em toda a região Sul o crescimento dos evangélicos foi somente 4,32% comparado com um crescimento geral do país de 7,43%.

Oremos pela Igreja dessa região e louvemos a Deus pelo crescimento saudável da Igreja Evangélica Brasileira em taxas quatro vezes maiores que a taxa de crescimento da população durante a última década.


A presença evangélica no país não é igual em todas as regiões. A Região Nordeste está muito atrás do restante do país em termos de presença evangélica. De fato, em 2000, a porcentagem de evangélicos naquela região era somente 10,26% enquanto a média para o país inteiro era 15,41% de evangélicos.

Comparando-se as regiões do Brasil, a região Nordeste tem a menor porcentagem de evangélicos do país. Oremos pela Região Nordeste.

Para 2005, este seria o mapa da porcentagem de evangélicos na população em cada estado do Brasil usando uma projeção baseada no crescimento verificado entre 1991 e 2000. Observamos 4 estados com médias acima de 30%.

Nota-se que a região Nordeste continua sendo a região com menores índices e o estado do Piauí o único com índice inferior a 10% de evangélicos.

 

 

 

CONCLUSÃO


Temos muitos motivos para louvar ao Senhor, e também muito trabalho ainda para fazer.

Se você precisar dos nomes desses municípios ou mais informações relacionadas a esta pesquisa, entre em contato com:
Sepal - Departamento de Pesquisas
F: 11 5523-2544
pesquisas@sepal.org.br

 

Copyright 2012 - SEPAL Pesquisas todos os direitos reservados

Confins da Terra